Política de Compra Responsável de
Matéria-Prima

Todos os fornecedores passam por monitoramento socioambiental garantindo uma cadeia de valor sustentável

Logo JBS Net Zero 2040

A JBS reconhece que sua responsabilidade, enquanto líder na cadeia de valor, começa com a garantia de que suas matérias-primas sejam originadas de maneira responsável. Dessa forma, podemos exercer impacto sobre toda a cadeia, desde a adoção de melhores práticas pelos fornecedores até a qualidade final de nossos produtos.
A Política de Compra Responsável de Gado JBS Friboi proíbe a compra de gado de fazendas envolvidas em desmatamento, trabalho forçado, invasão de territórios indígenas, territórios quilombolas, envolvimento em crimes hediondos ou áreas embargadas por autoridades ambientais brasileiras. Além disso, todos os fornecedores de gado na Amazônia que vendem para a JBS devem aderir ao “Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia”, desenvolvido pela organização não governamental Imaflora e pelo Ministério Público Federal (MPF). O Boi na Linha estabelece os processos e ferramentas para monitoramento, auditoria e relatórios para uma cadeia de fornecimento de carne bovina livre de desmatamento.
Critérios rigorosos de sustentabilidade são avaliados em todas as fazendas diariamente. Os fornecedores de gado, deverão seguir o mesmo critério de socioambiental – base no protocolo setorial de monitoramento de fornecedores (programa Boi na Linha 2.0).

  • Desmatamento
  • Invasão de terras indígenas
  • Invasão de unidades de conservação ambiental
  • Áreas embargadas pelo Ibama, ICMBio e SEMAs estaduais
  • Trabalho análogo à escravidão
  • Territórios quilombolas
  • CAR Irregular
Para garantir a origem de sua matéria-prima, a Companhia possui um moderno sistema de monitoramento de fornecedores que utiliza diversas bases de dados públicos, imagens de satélite e dados georreferenciados. A JBS também realiza a verificação de informações de órgãos governamentais para atestar a conformidade de seus fornecedores diretos de gado e garantir que eles atendam os rígidos critérios socioambientais contidos em sua Política de Compra Responsável de Matéria-Prima da JBS.
O sistema verifica se as fazendas não estão localizadas em áreas de desmatamento, terras indígenas ou unidades de conservação ambiental; não utilizam mão de obra análoga à escrava; não possuem embargos ambientais, estejam localizadas em áreas territórios quilombolas; e/ou estejam envolvidos em acusação de crimes hediondos.

MONITORAMENTO DIÁRIO

Ao identificar fazendas que não cumprem um ou mais critérios socioambientais estabelecidos, o sistema automaticamente bloqueia o cadastro daquela propriedade, impossibilitando qualquer operação com a empresa até que sua situação esteja regularizada pelo fornecedor.

A JBS não compra de quem está envolvido com:

Logo da JBS 360 com nuvens ao fundo